A termografia é uma técnica que permite visualizar e medir à distância, a temperatura de cada ponto dos componentes elétricos.

A inspeção Termográfica é feita através da análise da energia térmica "movimento por meio de calor", emitida por algum equipamento ou sistema elétrico.

Quanto mais elevada for a temperatura de um objeto, maior será a radiação IV por ele emitido, problemas de temperatura elevada são muitas vezes indicadores potenciais de falha de um determinado componente ou equipamento.

Assim, através da inspeção termográfica fica extremamente fácil a localização de pontos quentes ou frios, com o auxilio dos termogramas, que nos permitem varrer temperatura que vão de -20°C a 1500°C.

Nos sistemas elétricos os processos de liga-desliga provocam nas conexões de metais conectados, ciclos de aquecimento e resfriamento, dilatação e contração, folgas e maus contactos.

Com o auxilio da inspeção termográfica alcançamos a solução de manutenção mais rápida, fácil e com melhor relação custo benefício. Melhorando a segurança operacional, economizando tempo e dinheiro em instalações.

Benefícios:
  • Permite antecipar danos que possam causar elevados custos de manutenção corretiva;
  • Permite corrigir problemas que aumentam a perda e consumo de energia;
  • Aumento da vida útil evitando queimas de componentes;
  • Aumentando a confiabilidade dos sistemas, reduzindo assim os itens em almoxarifado.